quarta-feira, 30 de maio de 2007

Balanço de 2006/2007

2006/2007 não pode ser considerada uma época positiva para o Benfica. Não fomos campeões, não chegámos longe na Taça e nas competições europeias senti que a equipa poderia ter feito mais alguma coisa quer na Champions quer na Taça UEFA.

No campeonato, ficamos a dois pontos do título, mas isso nada interessa, visto que nem sequer em segundo ficámos. Dois anos consecutivos a ficar em terceiro lugar é inadmissível para um clube com a grandeza do Benfica. Há que mudar! Neste campeonato que passou, pode-se falar de arbitragens, de azar, de tudo, mas quando não se é campeão, também tem de se olhar para dentro e ver o que faltou à nossa equipa. Perderam-se vários pontos de uma forma estúpida. Mais uma vez, a equipa não arrancou bem no campeonato e perdeu com o Boavista no Bessa e permitiu um empate já nos descontos, na Mata Real. Depois, quando a equipa já se parecia endireitar, perdeu no Dragão, com uma exibição muito fraquinha, com um golo aos 93 minutos. À 10ª jornada, mais uma derrota, em Braga (em 9 jogos já 3 derrotas), por expressivos 3-1 e a partir daí confesso que perdi toda a esperança que depositava nesta equipa para ser campeão.
No final desse jogo, lembro-me que LFV foi ao balneário falar com os "meninos" e explicou-lhes que não podiam ser "meninos", pois só os homens é que vestem a camisola do Benfica, e que era preciso honrar esta camisola.
A atitude dos jogadores mudou muito daí em diante. O raspanete de Vieira surtiu efeito e a equipa ganhou 11 dos 13 jogos que se seguiram na Liga (só não ganhou à Naval e ao Boavista, naquele jogo das quatro bolas aos postes). No final desta brilhante série, a equipa encontrava-se a apenas um ponto de líder, o Porto, com quem jogaria na jornada seguinte. O resultado desse jogo foi o empate, e pode-se dizer que a partir de aí tudo mudou, tudo voltou ao [mau] Benfica do início de época. Empates com o Beira-Mar primeiro e com o Braga depois, hipotecaram definitivamente as hipóteses de sermos campeões. Pelo meio, mais um empate, com o Sporting, que também impediu-nos de chegar ao segundo lugar. No campeonato, foi uma má época.

E se no campeonato a época já tinha sido má, o que dizer da Taça? Primeiro a vitória folgada e fácil sobre o O. Bairro, mas isso também era a nossa obrigação! Depois, novamente na Luz, segui-se a U. Leiria: que jogo mais sofrível! Que exibição descolorida! Que vitória com um sabor quase de derrota! Mas lá passámos. Injustamente, mas passámos. O problema foi a ronda seguinte: deslocação relativamente fácil à Póvoa, onde nos esperava um Varzim da Liga de Honra que não ganhava há mais de 10 jornadas. Poderíamos perder aquele jogo? Podíamos, sim. Não sei explicar uma exibição daquelas, nem quero falar mais desse assunto. A partir de aí, fiquei a torcer pelo Belenenses. Espero que tenham sorte para amanhã!

Ainda faltam as competições europeias. No início, um empate já comprometedor em Copenhaga, que Fernando Santos rapidamente desculpabilizou, dizendo que "só no final se verá se este foi um mau resultado.". Hoje podemos dizer que foi. Depois, na Luz, a equipa não conseguiu repetir a proeza conseguída há menos de um ano, quando derrotou o Manchester. Perdemos por 0-1, apesar de dominar os Red Devils durante a maior parte do jogo. Em Glasgow também houve [mais] uma desgraça. Depois, com a situação já quase perdida, as vitória obtidas acabaram por se revelar insuficientes, e o Benfica acabou por ser relegado para a Taça UEFA.

Nos 1/16 avos de final, duas vitórias incontestáveis, embora sofríveis frente ao Dínamo de Bucareste. Depois, seguiu-se o PSG, que acabou por ser bem ultrapassado, depois de um bom jogo na Luz, que corrigiu os erros de Paris. Por fim o Espanhol: derrota injusta no Montjuic por 3-2 e muito azar na Luz, no empate 0-0, num jogo em que os postes voltaram a não ser amigos do Benfica.

Que para o ano seja bem melhor!

Nenhum comentário:

Sobre o Blog

De um benfiquista para os benfiquistas. Este é um blog para todos os que, diariamente vivem e respiram Benfica. Viva o Sport Lisboa e Benfica!

Visitantes



  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP