terça-feira, 17 de julho de 2007

A importância de se chamar Moreira

No dia 3 de Novembro de 2001, num jogo disputado no Estádio da Luz, frente ao Vitória de Guimarães, Robert Enke lesiona-se à passagem do minuto 24. No banco, um jovem de apenas 19 anos é chamado a fazer a sua estreia. Esse jovem dava pelo nome de José Filipe Moreira. Aquando da substituição, os aplausos foram tímidos, pois as esperanças dos benfiquistas estavam postas no guardião alemão (um dos melhores que passou pelo Benfica nos últimos anos), e o estádio gelou, quando, ainda na primeira parte, um jogador do Vitória atirou uma bola ao poste daquele jovem que ninguém conhecia. No final do jogo, o Benfica tinha conquistado um empate a zero. Até final dessa mesma época de 2001/2002, o jovem Moreira ainda iria efectuar mais 9 partidas, concedendo apenas 6 golos, 2 dos quais de grandes penalidades.

Na época seguinte, Moreira fez mais 31 jogos para o campeonato, sofrendo 26 golos e em 2003/2004 Moreia efectuou 33 jogos, que lhe valeram uma merecida presença no Europeu 2004. Tudo parecia bem encaminhado, até que chega um senhor chamado Giovanni Trapattoni.


Em 2004/2005, o Benfica apresentava um novo treinador, Giovanni Trapattoni, que substituía José António Camacho, que assinara pelo Real Madrid. Trapattoni sabia que tinha no plantel três bons guarda-redes: Moreira, Quim, contratado ao Sp. Braga e Yannick, contratado ao Alverca. A concorrência era de peso e o treinador italiano fez da questão dos guarda-redes um tabú. No início da época, logo no primeiro jogo, o guarda-redes escolhido para defender a baliza do Benfica foi o mais jovem dos três, Moreira, num jogo frente ao Beira-Mar. O público da Luz gostou da decisão, pois Moreira já se havia tornado no menino bonito do Benfica. Até que chegou o dia do jogo com o Belenenses. No estádio do Restelo, o Benfica perde 4-1 e a titularidade é retirada a Moreira após esse jogo, apesar de ter sido um dos melhores em campo nessa noite. Até final do campeonato, Quim o guarda-redes substituto sofreu na pele e nos tímpanos o efeito daquela alteração de Trapattoni: Quim era constantemente assobiado pelos benfiquistas, que queriam ver Moreira entre os postes. Contudo, o Benfica acabou por se sagrar campeão, terminando um jejum de onze anos.

Na época seguinte, Trapattoni sai da Luz e entra para o seu lugar Ronald Koeman. Koeman diz que a decisão entre escolher Quim ou Moreira é praticamente impossível. Acaba por escolher Moreira, por apenas "ser mais novo". Contudo Moreira lesiona-se gravemente, ficando Quim novamente com a titularidade. O problema é que Quim também se lesiona e o Benfica ficou sem guarda-redes. Por isso teve de contratar um guarda-redes que fazia defesas impossíveis: Moretto. A luta pela titularidade, especialmente entre Quim e Moretto parecia ser intensa, o que levou a inúmeros desentendimentos entre o guarda-redes português e o treinador holandês.

Moretto parecia ser um dos responsáveis pelo mau ambiente que se vivia no balneário do Benfica, nomeadamente quanto à questão dos guarda-redes. Havia uma clara competição entre os três guarda-redes do Benfica, competição essa em que o fair play não parecia existir.

Com Fernando Santos, todos nos lembramos do que aconteceu.

Moretto foi emprestado e veio o Butt. Moreira parece que vai continuar a ser o terceiro guarda-redes para Fernando Santos, mas continua a ser o primeiro para os adeptos. A questão é: porquê dispensar um guarda-redes que só quer ser titular para contratar outro que só quer ser titular também? Então por que é que o engenheiro mantém Moreira no plantel? É só para fazer número, ou é para termos o mínimo de jogadores formados no clube para podermos ir à Liga dos Campeões? Não sei, e provavelmente nunca ficaremos a saber.

5 comentários:

VeRMeLHoVZKy disse...

Para mim é simples:

Moreira será titular se for melhor que os outros! Se não for, não é títular.

Porque tanta discussão????

Mau era quando no Benfica não havia opções... quando não tinham que lutar pelos lugares.

Remate cruzado disse...

para mim tambem é simples

quim é melhor que moreira.
butt é melhor que quim.

moreira é um fetiche dos adeptos.
os adeptos deviam deixar-se de parvoices, pois essas ja nos custaram um guarda redes com capacidades tremendas. o moretto. mas que foi abaixo psicologicamente por culpa desses mesmos assobiadores profissionais que deviam ficar em casa.

Tiagojcs disse...

Concordo com o vermelhovzky .

Que jogue o melhor . Fernando Santos terá olho e irá optar pelo que der mais garantia .

Seja ele quem for os 6 milhoes de benfiquistas devem apoiar do primeiro ao ultimo minuto !

http://catedraldapalavra.blogspot.com/

SL BENFICA FC disse...

Ou me engano muito, ou Fernando Santos já escolheu aquele que para ele é o melhor: Butt.
http://benfica-fc.com/slbenfica

disse...

vBoa tarde!
Antes de mais,parabéns pelo blog!
Ainda por cima com um tema ligado ao dia-a-dia da maioria de nós!

Convido-o agora a visitar também a acrescentar o meu link à vossa barra de links laterais:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Obrigado!

Sobre o Blog

De um benfiquista para os benfiquistas. Este é um blog para todos os que, diariamente vivem e respiram Benfica. Viva o Sport Lisboa e Benfica!

Visitantes



  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP