segunda-feira, 27 de agosto de 2007

As novas "regras" do futebol

Em meados deste mês, mais propriamente no dia 14, antes do campeonato começar, foi publicado um conjunto de "regras" cujo objectivo era, segundo Vítor Pereira e a Comissão de Arbitragem da Liga, " a protecção aos virtuosos e penalização do jogo violento".

Estas novas "regras" dividiam-se em cinco parâmetros:
"1º Combater de forma rigorosa todas as formas de jogo violento (de forma a proteger o espectáculo);
2º Punir o uso perigoso dos braços e dos cotovelos;
3º Atenção particular às simulações, principalmente às que possam subverter os resultados;
4º Promover o combate às perdas de tempo;
5º Aumentar o tempo útil de jogo. "

Vamos então analisar três jogos desta jornada: O SL Benfica - Vitória SC, o FC Porto - Sporting CP e o Boavista - Marítimo. Os dois primeiros pontos acima referidos referem-se ao jogo do Estádio do Dragão.
Ontem, podemos assistir a todo o tipo de entradas violentas por parte da formação "caseira". Quaresma põe o pé de maneira a tingir Miguel Veloso propositadamente com os pitons. Deveria exibir-se o cartão vermelho directo. Um pouco mais tarde, é Bosingwa que entra duríssimo sobre João Moutinho.


No segundo parâmetro, as entradas de cotovelo em riste de Pedro Emanuel sobre Derlei e de Fucile sobre Moutinho também seriam merecedoras de cartão vermelho, assim como a cotovelada de Ezequias sobre Nuno Assis na primeira jornada.
O terceiro parâmetro, ao contrário dos dois primeiros, tem sido tratado com excesso de rigor. Tal excesso que Edgar do Boavista e Fábio Coentrão, do Benfica foram penalizados por faltas que sofreram na grande área, nos seus jogos. Dois penalties por marcar.
O quarto e quinto parâmetros são já um hábito no futebol português. Quanto tempo terá perdido Nilson, guarda-redes do Vitória em pontapés de baliza? Se contássemos todos esses segundo daria para uns bons 7 minutos.

P.S. Só nos falta mais esta!

Nenhum comentário:

Sobre o Blog

De um benfiquista para os benfiquistas. Este é um blog para todos os que, diariamente vivem e respiram Benfica. Viva o Sport Lisboa e Benfica!

Visitantes



  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP