domingo, 6 de janeiro de 2008

Impensável


Do melhor e do pior. Este Benfica parece ser capaz de tudo. Uma equipa que entra bem num campo tradicionalmente muito difícil com uns adeptos insuportáveis e com um adversário muito motivado e de grande valor tem de se assumir como grande candidata ao título. O problema é o mesmo de sempre: a cabeça, ou a falta dela.

Entrámos relativamente bem no jogo: dominávamos e trocávamos a bola no meio campo adversário, mas raramente conseguíamos remates à baliza de Eduardo. O azar surge à meia hora de jogo com a lesão de Cristian Rodriguez na coxa esquerda, ele que até vinha sendo um dos melhores em campo. O Vitória conseguia apenas contra-atacar esporadicamente e acabou a primeira parte em cima da baliza de Quim, com a conivência de Paulo Paraty, que apitou para intervalo 1 minuto e 20 segundos após o período de compensação dado sem razão nenhuma.

Na segunda metade não entrámos tão bem como no primeiro tempo e tivémos apenas um remate forte mas à figura de um esforçado mas algo inconsequente Petit. O impensável aconteceu depois: mais uma perda de bola no meio-campo e o Vitória parte para um contra-ataque rápido que só é parado, em falta, por Luisão. Possivelmente agastado com o fraco rendimento do meio-campo defensivo, que não acompanhava as subidas dos sadinos, o sub-capitão põe-se a discutir com Katsouranis e o que eu não queria ver aconteceu: agressões, dedos em riste e só não houve mais graças à intervenção do jovem David Luíz, que, apesar da idade, parece ser mais correcto e profissional que os outros dois. Que sejam bem multados!

Quem não gostou da atitude e nem sequer ficou de braços cruzados foi Camacho. De imediato fez as substituições devidas: tirou Luisão para a entrada de Edcarlos e fez entrar Mantorras para o lugar de Katsouranis. No seu jeito magicamente atabalhoado e desconcertante, o angolano fez o golo. O seu festejo diz tudo. Tinha de ser ele. É coxo, pode estar acabado, pode não aguentar meia-hora, mas tem uma relação com a bola e um sentido de golo únicos. É simples: com ele, a bola entra.


Pena é que com as alterações o meio-campo tenha ficado descompensado, o que permitiu a jogada do golo do VFC. Falha no corte de David Luiz, falha de Nélson (que até esteve bem!) ao deixar sair o cruzamento, falha de Edcarlos com um péssimo tempo de salto e falha de Luís Filipe (já faltava, não é?!) que acompanha a jogada com os olhos. Quim não podia fazer nada.

Estamos a 6 pontos do clube regional, possivelmente 9, numa altura em que faltam 15 jogos. Sabendo que o calendário da segunda volta é mais difícil que o da primeira o que fazer? Preparar a próxima época? Arriscar tudo na UEFA? Ou contentarmo-nos com a fruteira que é a Taça de Portugal? Neste momento, penso que importa mais segurar um balneário que se encontra dividido.

P.S. Jaime Pacheco voltou a ser "Pai Natal" para o Benfica. Já no ano passado, apesar de jogar contra o Sistema, lá "ajudou" o nosso clube, ao ganhar ao FCP. Ontem, foi a vez do Sporting.

Ficha de jogo

Bwin Liga - 15ª jornada
Estádio do Bonfim, em Setúbal
Árbitro: Paulo Paraty (AF Porto)

Vitória FC

Eduardo; Janício, Auri, Robson e Adalto; Paulinho (Edinho, 32 min), Sandro (cap.) (Filipe Gonçalves, 78 min), Elias e Ricardo Chaves; Cláudio Pitbull e Matheus (Bruno Gama, 74 min)
Suplentes não utilizados: Milojevic, Hugo, Bruno Ribeiro e Leandro
Treinador: Carlos Carvalhal

SL Benfica

Quim; Luís Filipe, Luisão (Edcarlos, 69 min), David Luíz e Nélson; Petit (cap.), Katsouranis (Mantorras, 69 min), Maxi Pereira, Rui Costa e Cristian Rodriguez (Di Maria, 32 min); Cardozo
Suplentes não utilizados: Butt, Rúben Lima, Freddy Adu e Nuno Assis
Treinador: José Antonio Camacho

Disciplina: Cartão amarelo a Cristian Rodriguez (29 min), Di Maria (44 min), Luisão (64 min) e Rui Costa (84 min)

Golos: 0-1 por Mantorras (72 min), 1-1 por Edinho (88 min)

Assistência: 3500 espectadores

Melhor em campo: Mantorras

Nenhum comentário:

Sobre o Blog

De um benfiquista para os benfiquistas. Este é um blog para todos os que, diariamente vivem e respiram Benfica. Viva o Sport Lisboa e Benfica!

Visitantes



  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP